post-title IRS 2019: O “X” da Questão https://bai.pt/wp-content/uploads/27032019irs.png 2019-03-27 14:42:56 yes no Posted by

IRS 2019: O “X” da Questão

Se tem outras rendas, como arrendamento de imóveis, pensão de alimentos ou juros de um depósito a prazo, quando preencher a sua declaração de IRS relativa a 2018 poderá optar pelo englobamento desses rendimentos ou por tributá-los a uma taxa autónoma de 28%. Esta decisão pode fazer uma diferença de centenas de euros no seu […]

Posted by

Se tem outras rendas, como arrendamento de imóveis, pensão de alimentos ou juros de um depósito a prazo, quando preencher a sua declaração de IRS relativa a 2018 poderá optar pelo englobamento desses rendimentos ou por tributá-los a uma taxa autónoma de 28%. Esta decisão pode fazer uma diferença de centenas de euros no seu IRS.

O que é a tributação autónoma?

É a forma de tributação aplicável para certos tipos de rendimentos que não são englobados automaticamente. A taxa autónoma é 28%.

O que é o Englobamento?

O chamado “englobamento” dos rendimentos é a possibilidade que o contribuinte tem de optar por incluir os seus outros rendimentos, para além do salário, nos rendimentos habituais.

Ou seja, optar pelo englobamento, significa que os rendimentos serão taxados de acordo com o seu escalão do IRS (taxas essas que variam entre os 14,5% e os 48%) e não de acordo com a taxa autónoma de 28%.

Durante o processo de preenchimento da declaração de IRS, a pergunta se quer englobar ou não aparece nos diferentes anexos. Faça a simulação para saber se é a opção mais vantajosa ou não.

Que tipo de rendimentos podem ser incluídos no Englobamento?

– Depósitos a prazo

– Rendas provenientes de arrendamentos

– Ações

– Dividendos

– Pensão de alimentos

– Rendimentos do estrangeiro
Fontes: jornaleconomico.sapo.pt e montepio.org

Dúvidas sobre qual é a melhor opção? Faça uma consulta com a Babel Boutique de Assuntos Internacionais! Visite nosso site bai.pt ou mande um email para info@bai.pt

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What people say about our doctor?

Loading…

Latest News on Your Doctor's Blog

Loading…